quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sobre a autora

Maria Gal

No dia 10 de janeiro nasce Maria das Graças Quaresma dos Santos, na cidade de Salvador. Filha única de Clarice Quaresma dos Santos e Lourival dos Santos. Ambos com mais de 40 anos.
Desde muito criança sempre foi muito ativa e já fazia aulas de ballet, inglês, natação e teatro. Também já tinha um sonho: ser atriz.
Quando criança uma das brincadeiras preferidas era transformar as brincadeiras que lia nos livros, em realidade. Eram seus empreendimentos infantis: Ensinava aos colegas a brincadeira que tinha aprendido no livro e reproduziam, algumas vezes até recriando em cima. Era como se tivesse lido alguma história e depois a transformasse em peça de teatro ou filme.
Batizada e crismada, por um tempo estudou em colégio de freira. Até pensava em se tornar uma.
Depois dos 15 anos decidiu: Vou prestar vestibular e depois da faculdade irei “Fazer Teatro”.
Talvez publicidade, relações públicas... só sabia que tinha que ser algo que mexesse com relações ou imagem.   Aos 18 anos entrou pra faculdade de Educação Artística com ênfase em Computação Gráfica. Cursou sem parar os 4 anos, já que queria terminar logo,  e em paralelo passou pra faculdade de dança da Universidade Federal da Bahia.
Ao finalizar a primeira faculdade foi tornar realidade seu
verdadeiro sonho.
Estudou teatro no Vila Velha. Passou pelo Bando de Teatro Olodum e Viladança. Mas depois de uma viagem de temporada Shakesperiana em São Paulo, com Sonho de uma Noite de Verão, pensou: por que não morar em São Paulo?
Ao regressar a Bahia, meses depois decidiu ir a São Paulo pra estudar teatro por 3 meses, mas ficou por exatos 10 anos e 9 meses. Se mudou no dia 16 de março de 2001, dia do  aniversário de sua mãe.
Além de trabalhar como garçonete pra se manter e como professora, estudou teatro na Escola de Artes Dramáticas, foi membro fundadora da Cia Os Crespos (grupo formado apenas por atores negros), passou pelo Teatro Oficina apresentando Os Sertões inclusive na Alemanha, Trabalhou com Frank Castorff (um dos mais importantes diretores alemães), fez participações em filmes, enfim... muita histórias e estórias que não cabem aqui.
Essa experiência em São Paulo tornou-se uma mola propulsora. Aprendeu além de atuar, a produzir, empreender, mas principalmente a se conectar. Se conectar com seus ideais de vida e consigo mesma. Até mudou de nome artístico. Passou de Gal Quaresma pra o
simples Maria Gal.
Assim, depois desta longa/breve estadia percebeu mais um chamado/realização de outro sonho: Morar no Rio de Janeiro (cidade que tinha conhecido na adolescência e que foi amor a primeira visita)
Difícil escolha. Depois de ter ido pra São Paulo sem conhecer absolutamente ninguém, ter conquistado independência, maturidade e ter feito laços profissionais e pessoais, como desapegar?
Nesta decisão estava mais um grande aprendizado: A vida é feita de mudanças, e elas servem pra nos fazer crescer. O medo é natural, é claro, mas não deve nos estagnar.
E mudar de cidade não é apenas mudar de CEP, é mudança na veia, mudança de paradigmas, hábitos, culturas, amores enfim... No final das contas é só FORTALECIMENTO! Você fica mais sábio, criativo, espiritual e principalmente HUMANO!!!
Descobre também que a vida é pura MAGIA, e que se você está em sinergia com o universo, com uma conexão com o seu EU verdadeiro, e não apenas com seu ego e suas ansiedades, TUDO ACABA ACONTECENDO. Assim, como uma fórmula mágica, como 2+2 são 4. Simples assim.
E assim está sendo. No dia 08 de janeiro de 2011 mudou-se pra CIDADE MARAVILHOSA mas continua conectada com o MUNDO.

Desta forma, dirige seu próprio destino. Atuando, empreendendo e realizando seus sonhos, com mais ousadia, respeito, novos parceiros, amor e coragem.

Um comentário: